A DII é uma inflamação verdadeira do intestino, que pode resultar em febre, aumento dos glóbulos brancos, além de diarréia, dor abdominal e muitos outros sintomas. As anormalidades na DII podem ser vistas em exames radiológicos contrastados ou à colonoscopia. Suas diferentes formas são:
Colite ulcerativa: O intestino grosso (o cólon) pode estar inflamado, envolvendo a camada mais interna do seu revestimento.
Doença de Crohn: O intestino grosso (o cólon) tem uma inflamação mais profunda e extendida, envolvendo toda a espessura da parede do intestino, podendo levar a comunicações anormais entre o intestino e outros locais e estreitamentos resultantes da inflamação ativa ou da cicatrização de uma inflamação prévia. Além disto, pode envolver qualquer ponto do tratogastrointestinal, desde a boca até o reto. Mais comumente afeta os intestinos grosso e/ou delgado - e neste mais freqüentemente sua porção final, o íleo.
Diferença entre Doença Inflamatória Intestinal e Síndrome do Intestino Irritável
Síndrome do Intestino Irritável é um conjunto de sintomas que resultam de uma função anormal dos intestinos. É caracterizda por dor abdominal em cólicas, diarréia, e/ou constipação mas não por febre, sangramento ou anormalidades em exames laboratoriais. Os exames radiológicos e a colonoscopia não demonstrarão anormalidades.
Não há uma explicação única para o desenvolvimento da DII. Uma das teorias mais aceitas nos diz que um processo possivelmente viral, bacteriano ou alérgico inicialmente inflama o intestino delgado ou grosso e, dependendo depredisposição genética, resulta no desenvolvimento de anticorpos que cronicamente "atacam" o intestino, levando à inflamação. Aproximadamente 10% dos pacientes com DII têm um familiar próximo (pai, filho, irmão) com a doença.
Stress emocional por pressões sociais, no trabalho ou na família podem resultar na piora da Síndrome do Intestino Irritável, mas há pouca evidência para sugerir que o stress seja uma causa significante de DII.
A colite ulcerativa pode levar a sangramento crônico, diarréia e anemia. A doença de Crohn algumas vezes resulta no estreitamento do intestino levando a dores abdominais em cólicas e possivelmente à formação de abscessos (acúmulo de pus dentro da cavidade abdominal, fora do intestino). Pode também causar diarréia persistente, febre e sangramento. Estas são informações gerais. Há uma série de outras possíveis manifestações e complicações destas doenças, o que só poderá ser detalhado em uma conversa com seu médico.
Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia